Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gabinete do

Vice-Governador

Início do conteúdo

Projeto de escola bilíngue com foco em Libras é apresentado ao vice-governador

Miss Brasil Maria Eduarda Brechane é idealizadora da ação para prestar assistência à pessoas com deficiência auditiva

Publicação:

miss brasil junto a lideranças gaúchas falando sobre educação inclusiva
Vice-governador recebeu a apresentação do projeto pela miss Brasil Miss Brasil Maria Eduarda Brechane - Foto: Joel Vargas/GVG
Por Juliane Soska/Ascom GVG

O vice-governador recebeu na tarde desta segunda-feira (9/10), em seu gabinete, a miss Brasil Maria Eduarda Brechane. Acompanhada do prefeito de Rio Grande, Fabio Branco, ela apresentou ao Executivo um projeto de ampliação do atendimento aos deficientes auditivos do Rio Grande do Sul por meio de escolas bilíngues e oferecimento do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Trata-se de uma iniciativa muito importante para contribuir na assistência para pessoas com deficiência e seus familiares. Temos o compromisso com a inclusão e estamos à disposição para conhecer mais detalhes deste projeto e apoiá-lo, na medida do possível”, destacou Gabriel durante o encontro.

Segundo Maria Eduarda, que concorre ao Miss Universo no dia 18 de novembro, a ideia surgiu a partir do seu contato com projetos sociais e com a vontade de levar mais atenção à estas pessoas. “Libras é a segunda língua do nosso país e é fundamental que mais pessoas conheçam e se comuniquem por ela. Queremos começar este projeto por Rio Grande e ampliá-lo para mais municípios”, detalhou ela, que é natural de Rio Grande e a 15ª miss a levar o título nacional ao representar o estado no concurso.

Branco complementou que a prefeitura de Rio Grande tem uma Central de Libras, responsável por apoiar pessoas que necessitem de comunicação em libras. A cidade também conta com a Escola Municipal de Educação Bilíngue Carmem Regina Teixeira Baldino. “Queremos facilitar o acesso à comunicação, expandindo as oportunidades para as pessoas com deficiência auditiva”, finalizou o prefeito.

Apoio aos atingidos pelas chuvas

O prefeito também levou ao vice-governador um balanço da situação de Rio Grande após o acumulado de chuva registrado em setembro. O município teve seu estado de calamidade reconhecido pelo governo estadual no último dia 4. A medida foi tomada devido ao alto volume de chuvas na região, que somado ao aumento do nível da Lagoa dos Patos, causou alagamentos em diferentes partes da cidade. “Nosso foco é a recuperação das famílias que perderam suas casas e bens, das nossas estradas e economia como um todo”, enfatizou.

Gabinete do Vice-Governador