Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gabinete do

Vice-Governador

Início do conteúdo

Estado inaugura em Gramado a 82ª Sala das Margaridas

Espaço consiste em um ambiente de acolhimento humanizado às mulheres em situação de violência

Publicação:

Homem fala em púlpito enquanto outras seis pessoas observam
Gabriel Souza lembrou que o RS teve redução de 70% nos feminicídios em março deste ano na comparação com o mesmo período de 2023 - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
Por Ascom Polícia Civil

O governador em exercício Gabriel Souza inaugurou, nesta sexta-feira (12/4), mais uma Sala das Margaridas, desta vez na serra gaúcha, junto à Delegacia de Gramado. O espaço é um lugar de acolhimento humanizado às mulheres em situação de violência e reforça o compromisso do Estado em oferecer a elas proteção e apoio.

A Sala das Margaridas é um ambiente que garante a privacidade das vítimas, para que se sintam acolhidas e seguras ao fazer as denúncias e encorajadas a solicitar medidas protetivas de urgência e demais encaminhamentos previstos na legislação. O atendimento, sempre que possível, é feito por uma policial feminina. Atualmente, existem 21 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher no Rio Grande do Sul, além de Delegacias de Polícia de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPPGVs), com atribuição para atendimento das mulheres vítimas de violência.

A Polícia Civil gaúcha também conta com a Delegacia Online da Mulher, que permite registro de ocorrências de forma digital, e uma variedade de iniciativas, incluindo palestras, atividades pedagógicas, distribuição de panfletos e campanhas informativas para conscientizar a população sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher.

“Estamos colhendo grandes resultados positivos na segurança pública do Rio Grande do Sul, sendo 2023 o melhor ano da série histórica, monitorada desde 2010, de combate ao crime, com quedas significativas de indicadores. Também tivemos a redução de 70% dos feminicídios em março deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, reforçando a importância das Salas das Margaridas, como essa que inauguramos – a 82ª do Estado. Este e outros números representam o compromisso do governo do Estado com a segurança dos gaúchos”, destacou o governador em exercício Gabriel Souza.

O subchefe de Polícia, Heraldo Chaves Guerreiro, enalteceu a importância de uma Polícia Civil forte e da parceria com a população local para prestar um serviço público de qualidade.

Gabinete do Vice-Governador