Bope, da Brigada Militar, recebe 15 fuzis e munições do Exército no Comando Militar do Sul

Vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior e o comandante militar do sul, General Miotto assinando termo de transferência.
Termo de transferência foi assinado pelo vice-governador Ranolfo e pelo comandante militar do sul, general Miotto - Foto: Robson Alves / BM
Por Texto: Ascom BM e SSP

Fuzis são modelo Imbel 7.62 ParaFAL
Fuzis são modelo Imbel 7.62 ParaFAL - Foto: Robson Alves / BM
Em duas fileiras, frente a frente, soldados da Polícia do Exército e agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Brigada Militar (BM) seguram o símbolo de uma nova etapa de parceria e integração entre a instituição federal e o órgão da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

No centro da cena, 15 fuzis que trocam de mãos. A passagem do armamento do Exército para a tropa de elite da BM foi realizada em solenidade na sede do quartel-general do Comando Militar do Sul (CMS), em Porto Alegre, nesta quarta-feira (19/6).

A cerimônia foi a sequência da formalização de termo de transferência do material entre as instituições, assinado pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, e pelo comandante militar do sul, general Antonio Miotto. São 15 fuzis 7,62 ParaFAL e 1,5 mil munições de mesmo calibre que irão reforçar a atuação do Bope.

O vice-governador ressaltou que o repasse de armamento entre instituições representa as premissas de integração e investimento qualificado, que ao lado do pilar da inteligência, orientam o programa RS Seguro.

"Essa transferência coloca na prática aquilo que buscamos com o RS Seguro. Não tenho dúvidas de que o Bope poderá fazer um trabalho muito mais qualificado com esses equipamentos”, disse Ranolfo.

Repasse de armamento entre instituições mostra reforço na integração
Repasse de armamento entre instituições mostra reforço na integração - Foto: Robson Alves / BM

Caminho para novas parcerias

O comandante-geral da BM, coronel Mário Yukio Ikeda, ressaltou a importância da boa relação entre Exército e Brigada Militar em prol da Segurança Pública gaúcha, tendo em vista que o armamento será utilizado pela batalhão que atua em ocorrências de maior periculosidade como roubo a bancos no Estado.

“O Bope atua na repressão a criminosos muito fortemente armados, que sitiam pequenos municípios e se escondem em áreas de mata. É o efetivo que faz esse tipo de enfrentamento que sai potencializado com esses fuzis transferidos pelo Exército. Agradecemos esse importante reforço”, declarou Ikeda.

Segundo o comandante militar do sul, essa ação abre caminho para novas parcerias entre Exército e Brigada, como já acontece no combate ao crime nas regiões de fronteiras do Estado. “Essa parceria também é um recado para aqueles que trilham o caminho do mal, de que estamos juntos para garantir a segurança da população”, acrescentou o general Miotto.

Militares da Polícia do Exército passaram fuzis para agentes do Bope no quartel-general do CMS - Foto: Robson Alves / BM

Também prestigiaram o evento o procurador-geral de Justiça do Estado, Fabiano Dallazen, o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, o subdefensor público-geral para Assuntos Administrativos da Defensoria Pública do Estado, Antonio Flávio de Oliveira, o ex-comandante do CMS, general de Exército da reserva Carlos Bolivar Goellner, a procuradora de Justiça Militar, Maria da Graça Oliveira de Almeida, e o procurador-chefe substituto da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, Marcelo Veiga Beckhausen.