Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gabinete do

Vice-Governador

Início do conteúdo

Servidores e cães que atuaram em Brumadinho recebem homenagens

Publicação:

Governador com servidores e cães que atuaram em Brumadinho
Equipe gaúcha foi enviada para a missão no início de março, pouco mais de um mês depois do rompimento da barragem - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Por Texto: Vanessa Kannenberg Edição: Patrícia Specht/Secom

Passados três meses da missão mais difícil de suas vidas, os labradores Guapo, Bono, Logan e Barão, a perita Cristina Barazetti Barbieri e os bombeiros Gerson Meireles dos Santos, Alex Sandro Teixeira Brum, Vagner Charão Lago e Juliano Soares Sodré foram oficialmente reconhecidos nesta sexta-feira (7/6).

Ao lado de equipes de todo o país, servidores e cães foram designados pelo governador Eduardo Leite para representar os gaúchos na tentativa de amenizar as perdas e o sofrimento causado pelo rompimento da barragem de Brumadinho (MG). 

Governador Eduardo Leite entregando medalha a labrador que auxiliou bombeiros em Brumadinho
Governador entregou medalhas para quatro cães de salvamento dos bombeiros - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
“Ao mesmo em que recordamos esse triste momento da história nacional, é uma oportunidade de demonstrarmos o melhor sentimento humano, que é a solidariedade. O trabalho desses bravos homens e cachorros muito nos orgulha, porque serviu para amenizar a dor de muitas famílias no auge do sofrimento”, destacou Leite, um dos responsáveis por condecorar os seis servidores e os quatro cães de salvamento com a medalha da Defesa Civil do RS.

Embalada pelo acordes da banda da Brigada Militar, a homenagem ocorreu nesta tarde nos jardins do Palácio Piratini, com presença de autoridades civis e militares. Vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior também participou da condecoração. “Como operador da segurança como vocês, quero dizer que estou muito orgulhoso deste trabalho e dizer que vocês representaram todos os colegas militares e civis que doam as próprias vidas para salvar a de todos os gaúchos”, afirmou Ranolfo.

Vice-governador Ranolfo entregando medalha a um dos bombeiros que participou da operação em Brumadinho, ao fundo na imagem o governador Eduardo Leite
Vice Ranolfo entregou medalha a um dos bombeiros que participou da operação em Minas Gerais - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Histórico

A equipe gaúcha foi enviada para a missão no dia 1º de março deste ano, pouco mais de um mês depois de a lama dizimar casas, vegetação, animais e pelo menos 246 vidas – outras 24 pessoas seguem desaparecidas, conforme os dados atualizados nesta quinta-feira (6/6).

“Diante daquele cenário difícil e antagônico, o trabalho em equipe, atuando sempre com profundo sentimento humano e solidário, foi fundamental e, me apropriando das palavras da perita Cristina, foi ‘mais forte até do que a força das águas’”, destacou o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes.

Treinados para identificar odor cadavérico (com certificação nacional), os cachorros, ao lado de suas respectivas duplas de bombeiros, tiveram de se adaptar ao terreno movediço para realizar buscas às vítimas. Já a perita do Instituto-Geral de Perícias foi a única integrante de um órgão estadual na força-tarefa que coletou as amostras usadas para a investigação de crime ambiental na região, definindo os pontos para a coleta e a retirada de amostras de lama e rejeitos para fins de análise.

A ação foi exitosa, conforme o chefe da operação gaúcha, tanto que a estadia, que era para ser de 10 dias, passou para 24.

Preocupação com barragens do RS

Reforçando que tragédias como a de Brumadinho não podem se repetir, o governador divulgou um balanço das vistorias realizadas nas barragens do RS. Iniciado em abril a pedido de Leite, o trabalho coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura visa minimizar riscos de acidentes no Estado, prevenir impactos ambientais e econômicos, além de melhorar a gestão das barragens.

Em dois meses, foram realizadas 41 vistorias em barragens. Dentre elas, todas as 31 barragens com nível 1 de prioridade, quando a segurança não está comprometida a curto prazo, mas há indicação de que sejam monitoradas e sob controle. As outras vistorias foram em barragens classificadas no nível 2, onde estão inclusas aquelas em situação de alerta, em que os técnicos indicam as providências a serem tomadas.

Para o mês de junho estão planejadas vistorias de mais 15 barragens. A meta é, até agosto deste ano, fiscalizar todas as barragens dos níveis 1 e 2 no RS, um total de 94 locais.

Gabinete do Vice-Governador