Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Gabinete do

Vice-Governador

Início do conteúdo

RS Seguro e quedas nos indicadores criminais são destaque em evento sobre Segurança em Nova Petrópolis

Vice-governador apresentou programa e números no 2º Fórum de Segurança Sicredi Pioneira, no Centro de Eventos do municíp

Publicação:

Vice-governador apresenta programa RS Seguro e números no 2º Fórum de Segurança Pública Sicredi Pioneira
Vice-governador apresenta programa RS Seguro e números no 2º Fórum de Segurança Pública Sicredi Pioneira - Foto: Julia Soares | Gabinete GVG
Por Renata Dorneles | Edição: Ismael Moreira ASCOM SSP

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, participou na manhã desta quarta-feira (16/10) do 2º Fórum de Segurança Pública Sicredi Pioneira RS. No encontro, que ocorreu no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, ele apresentou os pilares de planejamento e os focos de atuação do Programa Transversal e Estruturante RS Seguro.

O Fórum de Segurança é promovido pelo Sicredi Pioneira RS, e se destina a prefeitos, secretários de segurança, comandantes da Brigada Militar, delegados da Polícia Civil, Conselhos Pró-Segurança Pública (Consepros), Movimento Comunitário de Combate a Violência (Mocovi), Polícia Rodoviária Federal, grupamentos do Corpo de Bombeiros Militar, promotores, gerentes de agências e presidentes de entidades que estão envolvidas em questões de segurança.

Ranolfo destacou os três pilares que orientam o RS Seguro para aprimorar a forma de trabalhar a Segurança Pública no Estado: Integração, Inteligência e Investimento qualificado. O vice-governador também detalhou a estrutura de quatro eixos que sustenta o programa – combate à criminalidade, políticas sociais preventivas, melhoria do atendimento ao cidadão e revitalização do sistema prisional – e enfatizou a queda dos indicadores de criminalidade, que já reflete o foco territorial do RS Seguro, com a priorização de ações nos 18 municípios do Estado que concentraram, nos últimos 10 anos, os maiores índices de criminalidade.

Conforme as estatísticas divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública na semana passada, o número de homicídios no Estado entre janeiro e setembro caiu 25,1% na comparação com igual período de 2018, com 458 mortes a menos, sendo que destas, 406 deixaram de ocorrer justamente no grupo de 18 cidades priorizadas pelo programa. Uma dinâmica que se repete em relação aos roubos de veículos, que tiveram queda de 31,1%. Foram 3.904 veículos que deixaram de ser levados por assaltantes entre o primeiro e nono mês deste ano frente ao mesmo intervalo de 2018, sendo 3.698 (94,7%) nos 18 municípios elencados pelo RS Seguro.

Também participaram do evento as lideranças da Brigada Militar e a Polícia Civil. O comandante-geral da BM, coronel Mario Ikeda, falou sobre o papel do policiamento ostensivo na Segurança Pública, e destacou a importância do trabalho de planejamento para qualificar o investimento e alocação de guarnições nos pontos que merecem maior atenção, em especial nos 18 municípios do RS Seguro. A chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, ressaltou o papel da polícia judiciária e enfatizou como fundamental a integração com as demais forças para aprimorar o trabalho de inteligência que torna mais precisas as investigações.

Gabinete do Vice-Governador