Estado e prefeitura apresentam ações integradas para a Copa América

Na foto aparece delegados e chefes da SSP em reunião com banners da Copa América ao fundo
Representantes dos poderes público municipal, estadual e federal participam de entrevista coletiva - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
Por Texto: Thamíris Mondin Edção: Vitor Necchi/Secom
EPTC apresenta as mudanças no trânsito em dias de jogos em telão
EPTC apresenta as mudanças no trânsito em dias de jogos - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

As ações integradas das áreas de segurança, de turismo e de mobilidade para a Copa América 2019 em Porto Alegre foram apresentadas na manhã desta quarta-feira (12/6) por representantes dos poderes público municipal, estadual e federal. Cinco jogos da competição ocorrerão na Arena do Grêmio nos dias 15, 20, 23, 27 de junho e 3 de julho.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Viera Júnior, abrindo o encontro com a imprensa
O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Viera Júnior, abriu o encontro com a imprensa - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Viera Júnior, abriu o encontro realizado na sede da secretaria dizendo que a expectativa é por um grande público visitante, pois além da possibilidade de receber a seleção brasileira, a capital gaúcha será sede de partidas dos times da Argentina e do Uruguai, países vizinhos ao Rio Grande do Sul. “Isso gera resultados do ponto de vista do desenvolvimento econômico e turístico, e o Estado vai mostrar toda a sua capacidade de hospitalidade neste evento”, destacou.

Ao lembrar da Copa do Mundo de 2014, que também teve jogos na cidade, o secretário estadual do Esporte e Lazer, João Derly, reforçou a característica acolhedora do povo gaúcho e o trabalho de integração das forças estaduais, municipais e federais em organizações de grande porte. “Estamos muito animados para fazer um bom papel fora do campo, enquanto a seleção brasileira faz o seu papel dentro dele”, disse.

Derly destacou a iniciativa do Ingresso Social, promovida pela secretaria, que disponibilizará gratuitamente 1,8 mil lugares para o jogo entre Venezuela e Peru, no dia 15 de junho: 900 entradas para 30 escolas estaduais e outras 900 para associações sociais esportivas. O jogo Uruguai x Japão, no dia 20 de junho, também contará com sorteio de ingressos.

Sobre a acomodação dos turistas, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Eduardo Cidade, lembrou que a rede hoteleira já registra 90% de ocupação. Uma ação conjunta da prefeitura e do Estado está trabalhando na organização do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) para que o local seja uma alternativa de espaço para acampamento, assim como ocorreu durante o mundial de 2014.

Ações integradas de segurança

As ações de segurança para a Copa América estão distribuídas entre a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o Instituto-Geral de Perícias, a Guarda Municipal e a Polícia Rodoviária Federal. O efetivo disponível para o torneio no Estado é de cerca de 1,4 mil agentes de segurança, segundo o coordenador operacional da Copa América no Rio Grande do Sul, delegado Leonel Carivali. “O torneio reproduz o padrão de segurança similar ao estabelecido no mundial de 2014. Para que isso fosse coordenado de forma integrada, foi criado o Escritório Copa América, que gerencia todo o planejamento operacional e administrativo”, disse Carivali. “É uma visão de relacionamento que vai muito além do campo de jogo e das cinco partidas.”

Em dias de jogos haverá policiamento ostensivo dentro e no entorno do estádio, em locais de festas e em pontos turísticos. Em dias de partidas da seleção brasileira, a Arena Nº 1, estrutura montada no Anfiteatro Pôr do Sol onde ocorrerão eventos comemorativos com entrada gratuita, as forças de segurança também estarão presentes. A equipe de segurança contará com agentes capacitados em duas línguas para atender aos turistas.

Projeto Encontrar

A chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, falou sobre o Projeto Encontrar, que mobilizará uma equipe do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa na busca por pessoas desaparecidas no estádio e nas festas da Arena Nº 1. Além do suporte de buscas, o Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis confeccionou pulseiras de identificação que serão distribuídas para crianças na entrada do estádio. “Através do gabinete de inteligência da polícia, vamos buscar identificar qualquer ameaça e, com todas as vinculadas, estamos trabalhando integradamente para prevenir delitos”, afirmou a delegada.

Um número para os aplicaticos WhatsApp e Telegram foi criado para quem precisar entrar em contato com a polícia para esclarecimento de dúvidas: (51) 98418-7814.

Mobilidade

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) coordenarão todas as mudanças de trânsito em Porto Alegre nos dias de jogos. Conforme o gerente de Fiscalização de Trânsito da EPTC, Paulo Ramires, a chegada à Arena pela alça de acesso da BR-448 será bloqueada quatro horas antes dos jogos. A Avenida Padre Leopoldo Brentano estará segregada, com trânsito apenas de veículos credenciados para o evento. Para fazer o filtro, haverá bloqueio na rótula com a Avenida A. J. Renner e também na Rua Voluntários da Pátria.

Duas linhas de ônibus especiais estarão à disposição nos dias de jogos. A Linha 1 partirá do Shopping Iguatemi pela Avenida Assis Brasil até a Arena, e a Linha 2 sairá da Avenida Praia de Belas.

Confira o detalhamento das ações planejadas para a Copa América aqui.