Dados estatísticos serão utilizados para ampliar integração das forças de segurança

Governador, vice governador e representantes das filiadas em reunião sobre o RS Seguro
Por Texto: Suzy Scarton Edição: Patrícia Specht/Secom

O governador Eduardo Leite participou, na manhã desta quinta-feira (13/6), de reunião de trabalho do programa RS Seguro. No encontro houve detalhamento da sistemática que colocará em prática o uso aprimorado de dados estatísticos no combate ao crime – primeiro dos quatro eixos do programa.

Também participaram do encontro o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, o secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Marcelo Frota, a chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, o comandante da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, a diretora-geral do Instituto-Geral de Perícias (IGP), Heloísa Helena, e o coordenador técnico do RS Seguro, delegado Antônio Padilha.

O evento deu sequência às definições de reunião realizada na última semana de maio, quando foram estipulados os indicadores criminais para acompanhamento, que incluem crimes violentos letais intencionais (homicídios, latrocínios, lesões corporais e mortes por intervenção legal), roubo de veículos, roubo a pedestre, e indicadores municipais.

Reunião na Secretaria de segurança pública sobre o RS Seguro
reunião de trabalho do programa RS Seguro - Foto: Rodrigo Ziebell

O governador esclareceu que esse tipo de encontro ampliará a integração entre as instituições responsáveis pela segurança no Estado. "Identificamos uma fragmentação nas forças de polícias, o que significa pouca integração. Temos um mesmo objetivo – a redução de índices , mas não conversávamos para alcançá-los”, apontou, reiterando que os indicadores e os dados estatísticos são fundamentais para isso. “Esse é um passo determinante para que, inclusive, saibamos como melhor aproveitarmos os recursos públicos destinados à área”.

O vice-governador apresentou, na reunião de trabalho, os indicadores criminais da Secretaria da Segurança Pública. Pelo quinto mês consecutivo, os números confirmam a tendência de queda na maioria dos delitos no RS. Os dados mostram queda de 71% nos latrocínios em Porto Alegre entre janeiro e maio de 2019, com dois casos, em relação ao mesmo período do ano anterior, quando houve sete ocorrências.

No encontro também foi apontado que houve retração expressiva nos dados do Estado, que cortou pela metade os roubos com morte em maio, de oito para quatro – o menor número para o mês desde que a contagem de crimes foi iniciada, em 2002.

Na capital, não houve registro desse tipo de delito em maio. E o balanço dos cinco primeiros meses do ano também aponta queda de 31% (de 42 para 29) nos latrocínios em todo o Rio Grande do Sul. Para conferir todos os dados apresentados, clique aqui.

reunião de trabalho do programa RS Seguro
reunião de trabalho do programa RS Seguro - Foto: Rodrigo Ziebell

“Tenho certeza de que, com a integração entre os agentes da segurança pública, essa redução se acentuará ainda mais”, explicou Ranolfo. O vice-governador também detalhou o ciclo de monitoramento do RS Seguro, que envolve o governo, os agentes da segurança, os municípios e áreas integradas.